Gesto
A solidariedade bate na porta
Campanha Aquecepel é lançada no Mercado Público com doação de roupas pelo secretariado
Jô Folha -
Abrir a porta do guarda-roupa e escolher o agasalho que irá vestir no dia pode ser rotina para milhares de pelotenses. Mas para as mais de 23 mil pessoas cadastradas na Secretaria de Assistência Social (SAS) de Pelotas essa escolha não existe. Simplesmente porque não há um casaco que possa aquecer do frio, que este ano chegou mais cedo e de forma intensa. Com esse exemplo, o titular da pasta, José Olavo Passos quer sensibilizar a população para um gesto simples: o da doação. Nesse clima, e com sensação térmica de 9ºC, foi lançada na manhã de ontem a campanha Aquecepel. O início foi marcado pela doação de peças pelo secretariado e a apresentação do jingle pela corte da 28ª Fenadoce - uma dança adaptada que faz sucesso na internet.
Com peças de roupas na mão, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) fez questão de demonstrar a música da campanha no ritmo: desenrola (a roupa), bate (para desamassar) e doa rapidinho (deposita nos pontos de coleta), com a intenção de ganhar as redes sociais e viralizar o ato simples e necessário. "Sabemos bem como Pelotas recebe os nossos chamados. A população responde com muita solidariedade e com amor ao próximo ao pedido de ajuda a quem mais precisa", disse Paula. A chefe do Executivo falou sobre a realidade da exclusão, a miséria e a pobreza, mas quando entra o inverno vem ainda a dor física causada pelas baixas temperaturas. "Faz muito bem ajudar o próximo, desapegar. Reconforta a alma e faz muito para quem recebe", finalizou.
Mais que atingir a meta do último ano, quando foram arrecadadas mais de cem mil peças, a campanha pretende ainda suprir a demanda de quem necessita de cobertores, calçados e alimentos. Tudo o que for arrecadado será distribuído nos dez abrigos do município, espaços que acolhem crianças, adolescentes e idosos. Além disso, a SAS tem uma rouparia onde são avaliadas as peças. Já as demandas partem dos pedidos das pessoas feitos nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), não necessariamente inscritas no Cadastro Único. "É importante lembrar que a doação é um gesto de caridade e não o descarte de roupas, pois temos que lembrar que outras pessoas irão usá-las", lembrou Passos.
Parceria com a Defesa Civil
Em Pelotas, um trabalho peculiar une forças para atender a comunidade. A Defesa Civil do Estado atua de forma integrada com a de Pelotas e, segundo o coordenador regional, tenente-coronel Márcio André Facin, já está sendo desenvolvido um Núcleo Integrado de Assistência Social, com levantamento das instituições da cidade e da região, o que possibilita, em caso de campanhas de agasalho como a de hoje, fazer a partilha uniforme. "Além disso, em situações de crise, podemos unir os esforços para ajudar quem mais precisa", apontou.
Informações para quadro
Confira os pontos de coleta:
Secretaria de Assistência Social (SAS) - rua Marechal Deodoro, 404- Centro
Foro de Pelotas - avenida Ferreira Viana, 1134 - Areal
Hyundai Pelotas - avenida Senador Salgado Filho, 260 - Três Vendas
Cartão de Todos - avenida Bento Gonçalves, 3721 - Centro
Gildo Oliveira Tecnologia em Segurança - rua General Osório, 1067 - Centro
Ótica Diniz - rua Marechal Deodoro, 702 - Centro
Macro Atacado Treichel - avenida Fernando Osório, 4842 - Três Vendas
Rodoviária Pelotas - avenida Presidente João Goulart - Fragata
Abastecedora JK - av. Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 3724 - Areal
Imobiliária Une Pelotas - rua Félix da Cunha, 606a - Centro
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário